NOTÍCIAS

Encontro dos Profissionais de SST acontece em Brasília/DF [+]


Data: 13/12/2016 / Fonte: Fundacentro 

Fonte: http://www.protecao.com.br/

 

Brasília/DF - A Fundacentro, juntamente com entidades de classe dos profissionais de segurança e saúde no trabalho (ABRAEST, ABRAMT, ANAMT, ANEST, CREA-DF, SINTESGO, SECONCI/DF e SINTEST/DF), realizou o I Encontro dos Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho da Região Centro-Oeste, dias 1 e 2 de dezembro de 2016, em Brasília, no auditório do CREA-DF.

Com o tema central "Integração e Valorização dos Profissionais de SST", o evento teve como um dos principais objetivos promover a integração, por intermédio de debates entre as diversas categorias profissionais acerca dos principais problemas enfrentados na atualidade, especialmente no aspecto ético, organizacional e interativo.
O evento contemplou a realização de palestras e a elaboração da Carta dos Profissionais de Segurança e Saúde do Trabalho da Região Centro-Oeste.

A solenidade de abertura contou com a participação das seguintes autoridades: Peniel Pacheco, Chefe do Centro Regional do Distrito Federal/Fundacentro; Mário Caron, Desembargador do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª região; Flávio Correia de Sousa, Presidente do Crea-DF, Cláudia Magalhães, Diretora do Cerest/DF; Joyce Pessoa Ferro, Presidente da Abramt; Angélle Aragonez Essado Jácomo, Vice-Presidente da Região Centro-Oeste da Anamt; Cleide Rejane Gomes, Presidente do Sintest; Ricardo Cristiano da Silva, Conselheiro do Coren/DF; Celso Cavalcanti, Diretor da Anest e Denilson Rodrigues Santana, representante da Abraest.

Após a solenidade de abertura, houve a palestra de Carlos Campos, médico do trabalho, que abordou o tema "Valorização do Profissional de SST". Posteriormente, o Sr. Armando Henrique, técnico de segurança do trabalho e Presidente da FENATEST, e Rosylane Rocha, médica do trabalho e conselheira do Conselho Federal de Medicina, discorreram sobre o tema "Ética e Integração Profissional".

O segundo dia de evento contou com a participação do Presidente da Fundacentro, Paulo Arsego, que fez o discurso de abertura. Em seguida, houve a palestra de Orion Sávio de Oliveira, representante da Secretaria de Políticas de Previdência Social, sobre o tema "Responsabilidade dos Profissionais de SST no eSocial". Posteriormente, a equipe de teatro do Seconci/DF apresentou uma peça sobre o tema "Saúde Mental".

Por fim, foi apresentada uma proposta para a Carta dos Profissionais de SST da Região Centro-Oeste, que após debate entre os representantes das categorias profissionais, foi aprovada pelo plenário.

Segundo Peniel Pacheco, Chefe do CRDF, "o evento cumpriu plenamente os objetivos propostos, pois, além de promover a integração dos profissionais ligados à área de saúde e segurança dos trabalhadores, possibilitou a elaboração de um documento final, onde constam as principais reivindicações e os anseios das categorias ali representadas".

 
VOLTAR